terça-feira, 13 de outubro de 2015

HOJE O SOL DANÇOU NO CEU!

Como o quadro do programa do Faustão " Dança dos famosos", também aconteceu na data de hoje, a famosa dança do sol, conhecida como o
Milagre do Sol que foi um fenómeno meteorológico testemunhado por cerca de 70 mil pessoas em 13 de outubro de 1917 nos campos de Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal [1] . As estimativas do tamanho da multidão variam de "trinta a quarenta mil" por Avelino de Almeida, escrevendo para o jornal português O Século [2] , a cem mil, segundo estimativa de José de Almeida Garrett, professor de ciências naturais na Universidade de Coimbra [3] . Ambos presenciaram o fenómeno.[4]


De acordo com muitas indicações das testemunhas, por exemplo o avô materno de Fátima Magalhães, entre muitos outros, após uma chuva torrencial, as nuvens desmancharam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu [7] . Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à lua. Disse-se ser significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas [7] . Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de ziguezague [7] , assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o fim do mundo [8] . Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas num curto intervalo de tempo, [9] e, também relatam curas de paralíticos e cegos, assim como demais doenças não explícitas.
 

O evento foi oficialmente aceito como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930. Em 13 de outubro de 1951, o cardeal Tedeschini afirma que, em 30 de outubro, 31 de outubro e 1 de novembro e 8 de novembro, o papa Pio XII presenciou um milagre semelhante nos jardins do Vaticano [24] .
O facto de não poder ter sido o Sol a mover-se devido às trágicas consequências para todo o sistema solar põe em causa a interpretação tradicionalmente aceita daquilo que os milhares de testemunhas presenciaram no local onde o fenómeno ocorreu.